| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Passeriformes |
| Subordem: | Passeri |
| Parvordem: | Passerida |
| Família: | Passerellidae |
| Cabanis & Heine, 1850 | |
| Espécie: | A. taciturnus |
O Tico-tico-de-bico-preto é um Passeriforme da família Emberizidae. Conhecido também como Coroado, Jesus-meu-Deus (Bahia), Pai-pedro, Salta-caminho (Ceará), Tico-tico-coleiro (Minas Gerais), Tico-tico-da-mata e Tico-tico-do-amazonas.
Mede cerca de 15,5 cm de comprimento. O macho tem as partes inferiores branco-acinzentadas com uma faixa preta à altura do peito, formando um colar e a fêmea apresenta as partes inferiores de coloração bege com os lados amarronzados, e a faixa no peito não tão evidente e, às vezes, interrompida.
Faz ninho volumoso, esférico e fechado, no solo da floresta ou em arbustos e palmeiras baixas. Tem em média 2 ninhadas por estação com 2 ovos esbranquiçados manchados de marrom e roxo em cada uma.
É comum no sub-bosque de florestas úmidas, bordas de florestas e capoeiras maduras. Vive solitário ou em pares separados.
Presente na Amazônia brasileira, dos rios Negro (ao norte do Amazonas) e Madeira (ao sul) para leste até o Maranhão, estendendo-se para o sul até Goiás. Também no Nordeste adjacente, desde o Piauí ao Pernambuco e Bahia, seguindo pela costa até o Rio Grande do Sul. Encontrado também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.